Tracking Trip

Passagens Baratas – Buscando os melhores preços!

Quer viajar e encontrar passagens baratas? Muita gente me pergunta como consigo preços ótimos nas viagens que faço e pedem ajuda. Nada mais justo que fazer um post bonitinho explicando todos os detalhes e como eu faço para conseguir os melhores preços passo a passo! Afinal, viajar é maravilhoso e estamos aqui para compartilhar toda a experiência que juntei nos últimos anos conseguindo os melhores preços!

Não perca também o post para encontrar o melhor preços para Hotéis e para alugar Carros

Ahh, e a mais recente dica que tenho, já testei e realmente funciona, é esse site que devolve parte do seu dinheiro quando compra passagens e hotéis! É sensacional! (Clique aqui)

Vamos lá!

Não existe um manual que te fale exatamente o que fazer e que te dará exatamente o melhor preço, é muito questão de persistência e um pouco de sorte

economia-de-viagem-1326494250782_300x190Antes de mais nada tenho que falar que se você quer os melhores preços, vai ter que investir um tempinho. Muito raramente você conseguirá em 1 dia comprar a melhor passagem (e se conseguir, jogue na Sena, porque você está com sorte!). Se você não tem paciência e quer só viajar sem ter muito trabalho, ou simplesmente não tem tempo, então minha dica é que você procure uma agência. Eles não terão os melhores preços, e em algumas vezes te colocarão em voos com escalas das mais “tristes”, mas fazem tudo por você e isso economiza um tempo razoável. Além disso, em alguns casos eles fecham sim pacotes com preços bons, mas você fica preso aos dias e itinerário deles. A chance de conseguir preços bons, porém, sempre existe, então não deixe de consulta-los, existem agentes e agentes!

Mas vamos lá, como boa mão de vaca que sou, cada Real é importante! Ao contrario do que tínhamos há alguns anos onde a Internet não existia e ficávamos reféns dos agentes e suas “maluquices” (sim, eu e minha família já fomos colocados em voos com Overbooking sem saber, já tivemos viagens sem confirmação até 5 dias antes, voamos por cias aéreas que até hoje não sei exatamente como voavam), hoje podemos conseguir os melhores preços sem “maluquices”

Antes de mais nada, apenas como referência quero dizer que eu e Bruno faremos uma viagem de 18 4th-of-July-Statue-of-Liberty-New-York-Harbor-USAdias em Outubro. Iremos para NY, Filadélfia, Washington e Orlando. Conseguimos a tarifa de U$300 (mais taxas) para voo de ida e volta pela American Airlines, sendo que na ida o voo é direto e na volta apenas com uma escala de 1h em Miami.

Confesso que nunca havia conseguido uma passagem tão barata! Claro que com o dólar a 3 e um tantão, na conversão paguei bem próximo da outras tarifas de uns anos atrás que eram próximas dos U$600. Masss, se mesmo assim você quer viajar, vamos lá!
A verdade é que muitas cias aéreas vem fazendo promoções de passagens nos últimos meses. Semana passada mesmo havia passagens para os EUA de ida e volta por U$279.

Mas ai você clicou lá no link e não viu esses preços. Como conseguir esses valores então? Vamos lá!

Como funcionam as passagens com desconto

Não é sempre que você vai entrar no site de busca ou clicar em algum link de promoção e terá os melhores preços. Isso porque as passagens mudam de preço ao longo do dia e também existe uma quantidade “x” de passagens vendidas mais barato, depois elas sobem.

Já li que o melhor dia e horário para comprar passagem é as terças-feiras as 5am. Mas já tentei isso e não deu certo. Tentar usar essas técnicas que dizem que é melhor dia x, horário y ou tantos dias antes da viagem podem até ajudar, mas como eu disse lá no começo, não existe um manual e não é garantia nenhuma de dar certo (comigo nunca deu).

Como fazer

Tá! Se eu não tenho garantia nenhuma de que essas “fórmulas” vão me dar o melhor preço, o que eu faço? Bom, pegue uns 2 sites de busca de passagens que você mais gosta (vou colocar os meus daqui a pouco) e os deixe em uma aba aberta no seu browser. Todo dia ao você ligar o PC, elas vão estar lá, e a maioria dos sites nem desfaz a busca que você fez, vai continuar consultando o dia e local que você escolheu. Deixe essas abas abertas no trabalho e em casa, e ao longo do dia, quando der um tempinho, atualize a página. Não compre por impulso, as vezes você vê o preço bom e já sai comprando. Não se desespere! Todas as vezes que eu comprei passagens, vi bons preços durante o dia mas só fui fechar a noite. Em alguns casos, se eu esperava dia seguinte, já era, perdia a tarifa e tinha que esperar baixar de novo (sim, elas sobem e descem muitas vezes ao longo das semanas). Pode ser que você tenha visto um preço bom, compre, e amanha ela baixe mais? Pode! Aconteceu comigo nessa passagem de Outubro. Compramos num dia quando achei que a passagem não baixaria mais que U$300, e dia seguinte ela foi para U$280. Dá aquela dorzinha no coração, mas pelo menos, o “prejuízo” não foi grande. Em contrapartida, no outro dia já passou para U$530. Então deu aquele alivio!

Bom, não existe muito segredo, o jeito é ficar de olho nos sites sempre que possível, no PC ou no celular. Se você quer o melhor preço, tem que acompanhar!

Ahh, beleza, você disse que eu tenho que olhar, mas onde eu olho? Vamos lá!

Os melhores sites de busca de passagens

Bom, vale dizer que esses sites são os melhores segundo a minha opinião. Eles me fornecem o que eu preciso do jeito que eu quero. Mas se você tem outro que você goste, deixe aberto também! Sim, até os sites de busca de preço possuem diferença de valores, e em alguns casos, bem significativas!

______________________________________

1º – Decolar.com
logo_decolar

Ahh, a Decolar é manjada, todo mundo conhece, faz propaganda o tempo todo. Tem certeza que é o melhor? Não!

A decolar já foi muito boa e imbatível, mas há uns 3 anos eles passaram a cobrar uma taxa de “encargos” que ninguém sabe justificar e que a torna mais cara. Uma vez eu cheguei a ligar lá e dizer que esses encargos não existiam em outros sites de busca, e que se fosse para ter eu compraria no outro. Ai tiraram essa taxa para mim. Mas depois dessa vez, nunca mais consegui tirar, e na maior parte das vezes, o preço final acaba fechando mais alto.

Porque ela está em 1º aqui na lista então?

Ela é meio que meu site referência. O preço que ela mostra nas buscas não inclui taxas e encargos, então dá para ter uma idéia se as passagens estão com preços bons ou não. Além disso, ela foi o 1º site que eu consegui emitir passagens para Múltiplos destinos e tem uma consulta super fácil. Múltiplos destinos? Como assim?

Muitos sites ainda tem essa limitação. Quando viajo, costumo chegar em um lugar e viajar pelas cidades em volta. Com isso, meu retorno para o Brasil não é no mesmo lugar que cheguei. Muitos sites ainda só te deixam colocar “origem” e “destino” e escolher a opção de “apenas ida” ou “ida e volta”. Ao contrário do que muita gente pensa, voltar de local diferente não encarece o custo, e já me aconteceu de fazer trecho interno nos EUA (quando você viaja de uma cidade americana para outra cidade americana), incluir junto com a compra internacional, e ele sair de graça!

O bom da Decolar é que ela faz uma busca genérica em “todas” as cias aéreas, com isso ela te dá uma visão geral dos preços comparativos e por isso é ótima para referência. O lado ruim, é que por algum motivo não estão incluídas de fato todas as cias. Não sei porque, mas em determinadas buscas algumas são omitidas, e por isso também, reforça a necessidade de continuar consultando outros sites.

______________________________________

2º – Cheapoair.com

CheapOair.com_Logo

Esse site se tornou um dos meus queridinhos ano passado. Estava buscando passagens para uma viagem ao Canadá e cai sem querer nele.cheap multiplo A 1ª vista já gostei, afinal, ele oferecia opção de consulta de passagens em múltiplos destinos, e mais uma vez, eu estava chegando em um lugar e voltando de outro.

Pela consultas que já tinha feito, ele estava me oferecendo o melhor valor final!

O site está apenas em inglês e o pagamento é apenas em dólares, ou seja, você precisa de um cartão internacional e não pode esquecer de adicionar o IOF de 6,38% no final da conta. O Site não coloca porque isso é imposto brasileiro, então essa continha você faz por fora.

Por que ele se tornou meu queridinho? Estava eu fechando os detalhes de um voo do Canadá para os EUA, preenchendo os detalhes e etc, e quando fui finalizar apareceu uma mensagem assim: “infelizmente todos os lugares com essa tarifa acabaram de ser vendidos, você pode completar a compra e pagar “x” a mais, ou pode continuar procurando outro voo e ganhar U$20,00 de desconto com o Cupom “X” pelo incomodo”.

Caraca,eu fiquei triste por não ter conseguido aquele voo, mas ganhar 20 doláres por isso me deixou muito feliz! No fim, eu peguei um voo de outra cia, com horário muito parecido,consegui aplicar os U$20 de desconto, e ainda tinha um botãozinho de promoção de “clique aqui, e ganhe U$7”, eu cliquei, me cadastrei na newsletter e no fim, ganhei U$27,00!!! (Nessa horas meus sentidos de mão de vaca gritaram “SUCESSO”). Ahh, e claro, acabou saindo mais barato que o 1º voo que escolhi.

Qual site nacional te dá 1 real de desconto por qualquer problema que você tenha? Além disso tarifas cheaoairo site é maravilhoso e intuitivo. Antes mesmo de você selecionar as datas que você quer, ele já te mostra os preços aproximados para o trecho que você escolheu. Então se você tem datas flexíveis, ajuda muito!

Na busca final, ele também oferece preços diferentes te mostrando voos em outras datas, aeroportos diferentes e etc. Mas fique atento, porque a 1ª opção que ele te dá é sempre a mais barata mas não necessariamente na data que você quer. Nessa caso abaixo por exemplo, fiz uma busca de Toronto para NY e ele me avisa ali no cantinho que esse preço (U$104) é para uma data flexível, e diz em verde quanto vou economizar se escolher essa opção. A 2ª opção é para a data que eu quero. Se você pode escolher as datas, isso é uma mão na roda, coisa que a Decolar não oferece.

cheap flexivel

Para completar minha paixão pelo site, no dia que fiz 1 ano do cadastro, eles promocao aniversario cheapme ofereceram um cupom de desconto de U$20,00 para usar. Tentei utiliza-lo para a compra na viagem em Outubro, mas mesmo com o desconto, por causa dessa nossa alta do dólar, o preço não compensava. 🙁

E Aliás, se você entrar lá, hoje eu vi quem eles estão dando U$20,00 de bônus se você se cadastrar. Assim que você entra, aparece o Pop-up.

Com ótimos preços, um site para lá de intuitivo, fácil e que me ajuda a pensar nos melhores preços, não é a toa que é meu queridinho!

______________________________________

3º – Expedia.com.br

EXP_US_Basic_alt_CMYK

Tá, o Expedia não oferece grandes diferenciais com relação aos 2 acima, ele também faz buscas por múltiplos destinos mas não oferece opções de dias mais baratos e etc. Nele tem que ser na tentativa e erro (vai trocando os dias e fazendo novas consultas). Mas porque ele está aqui? Porque foi onde fechei a melhor tarifa nessa viagem que faremos em Outubro. Com todas as taxas e encargos e fechando o preço em Real, a Expedia conseguiu me oferecer preço melhor que as outras, e embora seja um site mais simples, também é intuitivo e sem problemas. Além disso, assim como a decolar, você pode parcelar as compras (diferente do Cheap O air). Ele inclui também algumas cias aéreas que a decolar não inclui, o que em alguns casos, mostra preços melhores.

______________________________________

Outros sites

Tá, mas e se você não vai fazer múltiplos destinos, existe outro site legal de consultar? Sim!

Voopter

logo-voopterTambém é uma opção bem legal, ele faz buscas em diversos sites e te direciona para o melhor preço, ele poupa um pouco o esforço de você fazer a buscas no site da Cia. aérea e te dá uma visão geral sobre os preços. Diferentes dos 3 que coloquei acima, ele não vende passagens, só direciona para os sites que vendem. Honestamente nunca o usei como referência, mas isso em grande parte porque ele não oferece os múltiplos destinos que para mim são fundamentais. Em contrapartida ele é o único que oferece a opção multidatas, voopter horariosonde você pode escolher até 4 dias para ir e 4 para voltar de acordo com sua flexibilidade e ele te mostra o melhor preço entre essas datas (quase como o Cheap O Air, mas aqui você tem um pouco mais de controle sobre quais datas você pode de fato viajar). E o Voopter tem uma coisa legal que você pode filtrar os voos por horários. Isso é bem legal se você quer começar suas férias e viajar no mesmo dia a noite por exemplo, ou quer ir para Orlando e aproveitar o parque no último dia e viajar só no final da noite.

______________________________________

Viajanet

logo-viajanetO ViajaNet é basicamente um site da GOL e seus parceiros. Ele não vai fazer uma busca geral como o Voopter ou os outros acima, mas gosto dele por causa da Interface. Ele sempre mostra promoções e preços especiais na cara do site. Exatamente por isso eu o utilizo como referência para saber quando estão rolando algumas promoções. Quando tem anúncio de promoção nele, começo a fazer as buscas. Claro que você também pode fazer buscas simples e de repente ele até oferece o melhor preço, mas assim como o Voopter, não o utilizo porque ele não oferece Múltiplos destinos.

______________________________________

Kayak

KAYAK_logo

O Kayak é um dos sites de comparação de preços que eu menos gosto. Ele oferece opção de data flexível (com 3 dias a mais e 3 a menos), e coloca isso numa tabela até bem interessante. Ele também tem uma opção de comparação com outros sites muito doida. Aparece uma série de abinhas com consulta do voo que você quer nos outros sites. Pode facilitar a sua vida,mas eu particularmente fico confusa quando um site começa a abrir abas de outros, prefiro eu mesma abrir e organizar como acho melhor e fazer a pesquisa do meu jeito.Em todo caso, apenas não acho o Kayak muito amigável. Usei umas 2 vezes e desisti.

______________________________________

SkyScanner

skyscanner-app-reviewAssim como O Voopter e a Kayak, a Skyscanner faz uma busca meio geral nos sites e não vende as passagens. Como os demais, ele cai fora da minha lista apenas por não ter opção de Multiplos destinos. A interface também é amigável, mas não oferece nenhum diferencial de datas flexíveis. Para uma consulta simples ele pode facilitar, mas honestamente, não é um dos que mais uso.

______________________________________

Google Flights

google flightPara fechar a indicação de sites, não poderia deixar de citar o Google!

Ele oferece um buscador de voos que poucas pessoas conhecem. A interface dele não é nem de longe tão bonitinha quanto todos os sites acima, massss…. É o Google! Não vou dizer que ele é melhor nem pior, simplesmente ainda não tive oportunidade de conhece-lo. Quando comprei minhas últimas passagens, ainda não o conhecia. Fiquei sabendo dessa opção (disponível dentro do próprio site google.com), bem recentemente. Ele tem tudo para se tornar um dos meus sites de busca referência. Oferece múltiplos destinos, faz a busca em diversos sites e também não vende as passagens.

O que achei interessante, é que ele faz uma busca totalmente diferente. Quando você busca um itinerário, os outros sites te dão “pacotes” com todos os voos embutidos, ai você tem que ficar olhando “pacote” por “pacote” para ver o horário de saída de cada um, o tempo de escala e etc. Na google, você escolhe Voo por voo, e ele já te dá o preço final com todas as taxas incluídas, assim você não chega no fim da consulta e percebe que sai mais caro.

googlef

Não usei ainda, mas se é para dar dicas, indico ele com certeza. Se você vai buscar o melhor preço, não custa nada buscar nele também, e afinal, Google é Google!

______________________________________

Ok. Mas você chegou até aqui e ainda não acredita que dá para conseguir diferença de preço de um site para o outro. Vai pegar o que você gostar mais e buscar sempre nele. Bom, é uma opção, ele não vai deixar de fazer as buscas e te dar o melhor preço que encontrar, além disso, pode ser uma boa para quem tem o tempo um pouco mais curto. Mas, mão de vaca que é mão de vaca fica feliz até com R$5,00! Então, para mostrar que existe sim diferenças de preços finais nos sites, vou colocar aqui uma comparação em todos os sites e colocar o preço final de cada um com taxas e encargos incluídos.

A minha intenção aqui é mostrar apenas a diferença de preço e não o dia com preço mais baixo. Então, vou consultar o mesmo itinerário que farei em Outubro como se estivesse comprando hoje.

comparacao-precos-casal9

  1. Decolar             R$ 2121
  2. Google             R$ 2355
  3. Expedia            R$ 2437
  4. Cheap O Air     R$ 2450

Então vamos lá, fiz uma pesquisa saindo de São Paulo dia 15 de Outubro e chegando em NY. Depois pegando um voo de 24 de Outubro em Washington e chegando em orlando. E por fim, saindo de Orlando e chegando em SP dia 2 de Novembro. Como esperado, em alguns sites não aparecem algumas cias aéreas, então são todos voos diferentes. Alguns pela Delta, outros pela American e outros pela United. Peguei a opção mais barata de cada site, e o resultado foi esse ai em cima. Na Cheap O Air, como o preço é em dólar, tem que adicionar os 6,38% de IOF. O Mesmo acontece com o Google, que te direciona para o site de venda da cia aérea e o preço é em dólar. Então, se eu fosse fechar hoje, eu fecharia pela Decolar. Embora eu tenha falado lá em cima que ela não dava mais os melhores preços, hoje, para essa consulta, ela deu! E nesse caso, é até melhor, porque já está em real e você pode parcelar. Nesse caso, você não se preocupa mais com a cotação do dólar, se subir ou descer, seu preço parcelado já é fixo. No caso das compras em sites americanos você vai pagar a cotação do dia da fatura do seu cartão. Outro detalhe a se levar em conta, é que a decolar hoje por exemplo, está com a cotação de R$ 3,52 o dólar, que é uma cotação de dólar comercial. Se você for pagar com cartão de crédito em site americano, a chance de você pagar com dólar turismo é bem maior (R$ 3,73 hoje). Então, com o dólar flutuando desse jeito e com o IOF, é melhor se concentrar nos sites nacionais e pagar a passagem sem surpresas.

Ahh, nos sites nacionais, embora estejam em reais, o valor das passagens depende da cotação do dólar também. Se hoje o dólar está 3,52 e amanhã cair para 3,20 (quem dera), a passagem pode continuar U$300, mas na decolar e sites nacionais, ela vai aparecer mais barata. Isso porquê eles já fecham o valor com a cotação. Em alguns casos a cotação de hoje só funciona dia seguinte. Então, é outra coisa para ficar de olho!

Para fechar as comparações, vou fazer agora com todos os sites em voo sem múltiplos destinos para mostrar mais a variação.

Nessa pesquisa, fiz consulta de voos de São Paulo para NY saindo dia 7 de Outubro e voltando 21 de Outubro.

comparacao geral - casal9

  • Cheap O Air                            R$ 1585
  • Expedia                                   R$ 1638
  • ViajaNet                                   R$ 1808
  • SkyScanner                             R$ 2025
  • Google                                    R$ 2155
  • Decolar                                    R$ 2171
  • Voopter/Kayak/Submarino    R$ 2255

Bom, aqui dá para ver melhor a diferença de preço entre os sites, e dá para notar também que não segue a mesma lógica da 1ª comparação. Por isso a necessidade de sempre usar mais de 1 site para a pesquisar, não tem muita lógica, não existe o site que vai ser sempre mais barato! Dá para notar também que tanto a Voopter como a Kayak, como não vendem passagens, acharam o melhor preço e me direcionaram para o site da Submarino.

Alguns sites me avisaram de tarifas melhores indo ou voltando outro dia, mas para efeito de comparação, deixei todos no mesmo dia. Novamente, as cias aéreas não são as mesmas. Não faço idéia porque sites que dizem buscar em tudo não consultam algumas, mas na realidade, é isso que acontece.  Nesse caso em especial, eu compraria pela Cheap O Air (olha ela ai sendo queridinha de novo!). Porque nela? Bom, além do preço estar obviamente mais baixo, ainda tem aqueles cupons de desconto que citei e que vão reduzir o valor ai em mais pelo menos R$50. Claro que essa é uma consulta com dólar comercial, se fosse utilizar o turismo, ela ficaria em um valor bem próximo da Expedia (mesmo usando os cupons), e ai valeria fechar pela Expedia, porque me garante o dólar em valor fixo e posso parcelar. Além disso, esse voo em especial da Expedia, está saindo do aeroporto de Congonhas e o do Cheap O Air do de Guarulhos. Então vale a pena analisar quanto se economizaria em Taxi e tempo.
OBS: Fiz um post sobre as tarifas de cartão de crédito e falar sobre o que eu uso, que pago dólar comercial e por isso a tarifa do Cheap O Air seria interessante. (Clique aqui)

Só nesse trabalhinho já daria para economizar mais de R$500,00 entre as passagens. Isso fazendo a busca em 1 dia sem estar atenta a promoções ou com a cotação baixa. Vale ou não vale a pena perder um tempinho para uma viagem mais barata? Pensa no que não dá para fazer com esses R$500 na viagem!!!

Então, agora você já sabe onde pesquisar e como encontrar os melhores preços, vamos viajar! Falei bastante nesse post mas quis deixar tudo detalhadinho para vocês!

Só lembrando que ter datas flexíveis costuma ajudar muito a economia. Quando obter o melhor preço, nunca deixe de entrar também no site da Cia aérea e pesquisar direto dele. Já me aconteceu de lá ser ainda mais barato que no site de comparação. Quando for fazer as buscas também, tente lembrar de abrir os sites em Janela Anônima no navegador, ou pelo menos utiliza-la para fazer a consulta final. Isso porque os sites armazenam em Cache o que você está buscando e sobem os valores em novas buscas (sim, são danados esses sites!), e por fim, comprar com muitaaaa antecedência não costuma ser muito bom a menos que você pegue uma promoção incrível. Nas terças os voos são mais baratos (as vezes segunda também, mas quarta costuma subir), mas evite viajar nas sextas, são sempre os preços mais altos.

E se você é como eu que gosta de variar os locais de chegada e saída, costuma ser uma boa pesquisar diferentes cidades de ida e volta. Por exemplo, ano passado fui fazer Canadá, ia fazer 4 cidades e terminar em NY. Então fiz a busca voltando de NY, mas chegando em Toronto ou Montreal, e calculando com o valor de deslocamento do trem entre as cidades, escolhi a opção que foi mais barato para chegar!

alertaAhhh, e claro, para dar aquela ajudinha e não precisar ficar abrindo e atualizando os sites o tempo todo, use e abuse dos alertas de preços. A maioria dos sites oferece essa opção. Basta dizer para onde você quer ir e o preço máximo que quer pagar. Toda vez que aparecer passagem  nesse preço, eles te mandam um e-mails. Claro, isso é lindo, mas não sei porque nem sempre funciona. Já me cadastrei em vários e a maioria nunca me avisa quando chega no preço que quero. Então, não conte apenas com isso, mas não deixe de utilizar.

É isso, espero que tenham gostado!

Contem também a experiência de vocês com passagens baratas! Adoramos ouvir histórias novas. E se tiver uma dica diferente, pode nos contar!

Ahh, para pesquisar melhor preço de Hotéis vou fazer um passo a passo parecido com esse (Post feito, clique aqui!). Existe um jeitinho interessante para conseguir preços bons e geralmente não é comprando junto com a passagem (embora os sites digam que você vai economizar). Vou ensinar também a alugar carros do jeitinho “BruTha” (Feito também! -clique aqui).

8 comentários sobre “Passagens Baratas – Buscando os melhores preços!

  1. Flavia

    Bella, sou agente de viagens a 10 anos e não concordo com o citado referente a Agências de Viagens. Tu precisa aprender qual a função do agente de viagens, achei sua citação muito limitada, existem N tipos de profissionais de turismo e clientes, a agência trabalha exatamente ofertando o que o cliente procura. No citado “Eles não terão os melhores preços, e em algumas vezes te colocarão em voos com escalas das mais “tristes”, mas fazem tudo por você e isso economiza um tempo razoável. Além disso, em alguns casos eles fecham sim pacotes com preços bons, mas você fica preso aos dias e itinerário deles”, respondendo nós temos sim os melhores preços, te desafio em sua próxima cotação a pedir meus serviços, não colocamos o cliente em voo com conexão ‘triste”, a não ser que ele queira! Ficar preso aos dias e itinerários é somente quando o cliente solicita pacote com Guias e roteiros pré definidos, mas isso não é regra pois trabalhamos com forfait onde tu elabora o seu pacote e nos montamos de acordo com a necessidade cliente. O agente de viagens conhece o seu cliente e zela pela tão sonhada férias, quando você opta por uma Agência Virtual tu é somente um número (sim, um número!), e em nossa Agência tu é a fulana tal e zelamos 100% por ti, inclusive juridicamente. Prestigie o profissional de turismo, somos treinamos para buscar as melhores opções e destinos. Boa viagem! 😉

    1. thaina@gmail.com Autor da Postagem

      Sinto muito que tenha se sentido ofendida Flávia, não foi a minha intenção! A verdade é que em todas as minhas viagens eu faço sim cotação com agentes de viagens, tanto virtuais quanto pessoalmente (já cheguei a passar 1 semana inteira indo em TODAS as agências que encontrava), porque sei que vocês tem acesso a algumas coisas que nós não temos. A verdade, é que até hoje nenhuma vez consegui preço melhor do que me esforçando nas buscas (uma vez, cheguei a citar que uma prima tinha conseguido ir viajar pagando preço “x”, e o agente quase riu da minha cara e disse “se vc conseguir esse preço me avisa que eu viajo tb”. Me senti ofendida porque parecia que eu estava mentindo, e no fim, fechando sozinha consegui preço até melhor). Claro que existem agentes e agentes, e conheço gente que não abre mão do seu, e nem de longe eu julgo isso. A profissão de vocês ajuda sim muita gente, afinal, não é todo mundo que tem tempo e paciência e em muitas vezes, nem se sente seguro fechando por conta própria. De fato sei que fechando por agência se tem um respaldo maior durante a viagem no caso de um problema (e pode dar, com qualquer um em qualquer circunstância). Mas é como falei no post, se trata da minha experiência e das dicas que as pessoas me pedem ao longo dos anos para conseguir os preços que eu consigo. Não desvalorizo nem de longe a profissão de vocês, se eu já tivesse encontrado algum agente que atendesse as minhas expectativas, falaria com o maior prazer,e pode deixar, me deixe seu e-mail que na próxima viagem entrarei de fato em contato com você. Se você me oferecer preços bons, serei a primeira a divulgar isso e indicar seu trabalho!
      Aqui ensino apenas um passo a passo para quem quer poder fazer as buscas e não sabe como.
      Obrigada por seu comentário, e continue oferecendo um serviço que fidelize seus clientes, dessa forma, tenho certeza que eles sempre voltarão! Se todos os agentes pensassem assim, não teria necessidade da gente ter esse trabalhão!

    2. Etiene

      Parabéns Flavia! Excelente a sua colocação. Esta busca pelo “barato” e sem responsabilidade é o que faz o Reclame aqui e órgãos ( vide PROCON) estarem repletos de reclamações de usuários dos sites que oferecem serviços de viagens. Reservar é fácil, mas mais fácil ainda é ver o consumidor quebrar a cara numa viagem e não ter para onde “correr”. E o pior…falta conhecimento para muitos compreenderem que um Agente de Viagem é que realmente irá oferecer o melhor custo-benefício, através de suas parcerias e de sua capacitação. PARABÉNS!

      1. thaina@gmail.com Autor da Postagem

        Devo discordar de você Etiene, uma vez que faço viagens há 5 anos sem agentes e nunca tive nenhum problema. Quer dizer, já tive problemas sim, que me foram resolvidos imediatamente pela empresa com a qual fiz a compra. Vocês estão esquecendo que essas empresas que oferecem as passagens também são agências de viagem e oferecem telefones e suporte no exterior. Claro que são em grande escala e o atendimento é muito menos individualizado, mas isso não as torna uma “compra de passagem barata sem suporte”.É inevitável que aconteçam problemas, do mesmo jeito que já tive parente que fez viagem por agência, a agência fez algum rolo na passagem, e não conseguiram embarcar. Claro que não estou generalizando, e da mesma forma não o devem generalizar vocês. Muito mais gente obtêm viagens sem problemas do que a quantidade de reclamações. E acho que se tem problema, tem que reclamar sim! Não acredito que a busca pelo preço ideal seja sem responsabilidade e muito menos sem conhecimento. Na realidade, foi através de muito esforço, insistência e vários anos de pesquisa que consegui chegar num ponto onde consigo economizar sim na passagem e sem ter dor do cabeça. É uma pena que as agências pensem que o consumidor não tem capacidade de fazer suas próprias buscas e que as fazendo vão se meter em encrenca. Não desmereço a capacitação de ninguém, acredito que se ela existe, não faltarão clientes, em nenhum setor. Mas a liberdade para que possamos também fazer nossas buscas existe, eu aprendi e como viajar é minha paixão, faço questão de dividir!

  2. Daniele Alves

    Que matéria ESPETACULAR! Amei, de verdade! Tudo detalhadinho, com exemplos, perfeito! Para quem gosta de fazer suas viagem sozinho é excelente! Já deixei aqui nos meus favoritos. Também costumo pesquisar sozinha, mas não fazia assim. Vou colocar em prática para minha viagem em Fevereiro e conto como foi. Muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta